CASOS UFOLÓGICOS ENVOLVENDO FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL

Casos Ufológicos Casos do Brasil Relatos Relatos Nacionais

Poucas pessoas sabem, mas não é raro encontrar no Banco do Brasil S/A (BB) funcionários que tenham vivido alguma experiência com o Fenômeno OVNI – Objeto Voador Não Identificado. Eu mesmo fui funcionário desta instituição bancária e tive inúmeros avistamentos, mas a pretensão com este artigo hoje é trazer ao conhecimento a narrativa de quatro casos pitorescos ocorridos em épocas diferentes que envolveram outras pessoas do corpo funcional do BB.

Um Disco Voador na praia

Um dos casos mais antigos de OVNI tendo como protagonista um funcionário do BB ocorreu no ano de 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com Fernando Cleto Nunes Pereira. Ele era um jovem bancário quando vivenciou aquela inusitada experiência. Há muitos anos, em entrevista concedida para o autor deste artigo, disse: “No dia 17 de julho de 1948, eu vi um OVNI que, se tivesse que dar um nome a ele, seria disco voador! Lembro-me nitidamente daquela aparição ocorrida na Enseada de Botafogo, aqui no Rio. Meu relato detalhado consta do meu livro intitulado Sinais Estranhos”.

Depois desta ocorrência, o estudo do Fenômeno OVNI passou a ter maior importância na vida de Fernando Cleto, sem que ele se descuidasse da família e dos afazeres no Banco do Brasil e, posteriormente, dos trabalhos no Banco Central, de onde acabou se aposentando. Na sua trajetória de vida, divulgou muito este tema e publicou vários livros que abordam o assunto: “A Bíblia e os Discos Voadores”, “Sinais Estranhos”, “Que Ciência Constrói Discos Voadores” e “Bang – Detonando Conceitos Cosmológicos”. Suas contribuições literárias colaboraram para o avanço dos estudos deste tema ao longo dos anos.

Edison Boaventura Júnior com o pesquisador Fernando Cleto Nunes Pereira em sua residência Fonte: Arquivo GUG

Em outubro de 2008, a Comunidade Ufológica brasileira teve uma grande surpresa. Pois ocorreu a liberação, no Arquivo Nacional, dos documentos oficiais de pesquisas de objetos voadores anômalos que fizeram parte dos arquivos da FAB – Força Aérea Brasileira, em cumprimento da Lei nº 11.111 de 2005. Nesta ocasião, veio à tona um documento com um caso interessante vivenciado por outros funcionários do BB na cidade de Ceres, no estado de Goiás, e que foi comunicado à Aeronáutica no ano de 1979.

Registro oficial de um OVNI em Goiás

Atualmente, esta carta que registra o acontecimento está arquivada no COREG, em Brasília (DF), e pode ser consultada pelo público em geral. Transcrevo parte deste relatório elaborado pelo advogado Antônio Carlos de Martins Mello que, acompanhado de sua esposa Regina e de um casal de amigos, vivenciou a estranha experiência:

Documento oficial sobre o caso. Detalhe: testemunha Antônio C. M. Mello Fonte: Arquivo GUG

“Na noite de 26 de fevereiro de 1979, segunda-feira, por volta das 23h45 / 24h00, encontrando-me eu na varanda da residência do Sr. Dilmar de Lima, Fiscal-Visitador da Carteira de Crédito Agrícola e Industrial do Banco do Brasil, nesta cidade de Ceres (GO), olhei para o rumo que suponho norte ou nordeste, a uns 45 graus do horizonte, e vislumbrei uma luz de cor azul-esverdeada que se movimentava na direção do alto, em velocidade comparável à de uma aeronave moderna. Após alguns segundos, o objeto parou e retornou pelo mesmo caminho, de volta ao norte-nordeste, sem descrever curva. A seguir, descreveu evoluções muito rápidas… Também Dilmar e sua mulher vieram observar e viram. Agora, com incrível velocidade, o objeto se movia de baixo para cima e vice-versa, diante dos quatro observadores, a uma distância incalculável para nós… O Sr. Dilmar de Lima, Fiscal do Banco do Brasil e estudante universitário em Anápolis (GO), fez curso de pilotagem de aeronaves civis e, melhor do que eu, pode avaliar que não se tratava de naves convencionais…”

No dia 7 de novembro de 2011, durante uma ligação telefônica com o autor deste artigo, a testemunha complementou a história dizendo: “Foi um fenômeno muito interessante e inexplicável até os dias de hoje. Às vezes penso naquele dia do avistamento. No ano seguinte àquele fato, eu estive na Aeronáutica em Brasília e conversei com o coronel Freitas, que chegou à conclusão de que o fenômeno não tinha uma explicação natural. Informou ainda que os Estados Unidos possuíam um órgão que pesquisava estes fenômenos que nós observamos”.

Chapada Diamantina na Bahia teve muitos casos relatados na década de 90 Fonte: Arquivo GUG

Morreu de emoção após avistar um OVNI

Outro caso pitoresco ocorrido com um funcionário do BB, e que infelizmente teve um final trágico, ocorreu na cidade baiana de Mucugê, em 1994. Naquele ano, a Chapada Diamantina, onde está localizada a cidade de Mucugê, foi literalmente invadida por aparições misteriosas, sendo que até o jornalista Fábio Marconi e o repórter José Raimundo, da TV Globo (Programa Fantástico), registraram imagens surpreendentes dos objetos voadores não identificados em Mucugê e nas cidades vizinhas! Esta onda ufológica de aparições que aconteceu em 1994 teve como resultado dezenas de casos de avistamentos, pouso com evidências físicas, perseguições a motoristas de caminhões da região e até um funcionário do Banco do Brasil, chamado Júlio Antônio Souza Bastos, que filmou em VHS os Objetos Voadores Não Identificados! Infelizmente, a filmagem de um destes aparatos voadores, efetuada pelo bancário na Serra do Capabode, culminou em um infarto sofrido devido à emoção que ele sentiu naquele momento, levando-o à morte. Estes fenômenos atraíram os pesquisadores baianos, outros estudiosos de várias partes do nosso país e até mesmo de outros países, que chegavam em caravanas para realizar vigílias e pesquisas naquele local. Até os dias atuais, vez ou outra, fenômenos insólitos são observados e divulgados pela imprensa escrita e televisiva naquela região.

O último caso que relato ocorreu no dia 20 de maio de 2005, no Estádio do Canindé (oficialmente Estádio Doutor Osvaldo Teixeira Duarte), localizado às margens do Rio Tietê, na cidade de São Paulo.

Pesquisador e funcionário do BB aposentado, Osmar de Freitas Fonte: Arquivo GUG

Fenômeno anômalo durante partida de futebol

A testemunha principal deste episódio foi Osmar de Freitas, funcionário aposentado do BB. Conta ele: “Durante o primeiro tempo do jogo entre Portuguesa e União Barbarense, notei que alguns torcedores olhavam e apontavam para o alto, mas não consegui ver nada da posição em que me encontrava. Por volta das 22h40, já na saída do estádio, acompanhado de outras pessoas, olhei para cima e vi um objeto azul-claro, deixando um rastro de luz como se fosse uma cauda. O OVNI em forma de cometa produzia movimentos ondulatórios e ficou visível por 15 ou 17 segundos. Foi incrível aquela visão”.

Concepção Artística Fonte: Internet

Posteriormente, Osmar soube que um objeto com a mesma característica inusitada foi observado no mesmo dia e horário por outras pessoas no bairro do Jabaquara, em São Paulo, e também em outra cidade do interior do estado, em Santa Bárbara d’Oeste, entre as 22h e 23h30.

Após todos estes relatos, chego ao final deste artigo e espero ter agregado mais conhecimento aos leitores sobre este inquietante fenômeno.

What do you feel about this post?

100%
like

Like

0%
love

Love

0%
happy

Happy

0%
haha

Haha

0%
sad

Sad

0%
angry

Angry

1 thought on “CASOS UFOLÓGICOS ENVOLVENDO FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL

  1. Parabéns pelo conteúdo do site! A proposta de reunir e divulgar relatos e pesquisas sobre ufologia é muito interessante e ajuda a manter vivo o debate sobre fenômenos que ainda despertam muita curiosidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *